sábado, 6 de junho de 2009

Travessuras de meninos e meninas

Este filme é lindo e realiza belas passagens de tempo (elipses). Recomendo-o aos que não assistiram ainda: "Era uma vez na América", Sérgio Leone.

Em relação à cena. Podemos analisá-la em como o menino interage com seu Anima: na curiosidade e a menina com seu Animus: na leve audácia.

Abraços,

Cilla

segunda-feira, 25 de maio de 2009



Olá Pessoal,
eu sou o Igor,
estarei na produção do filme.

Este video que postei é uma cena de As Brumas de Avalon - uma cena que mostra anima/animus e que tem um jogo de palavras legal. Poeticas e simbologias. Zimmer, autora de Brumas, pesquisa Anima/Animus e reconstrói os mitos a aprtir de manuscritos históricos que a levem a este lado anima/animus mais mistico. *aqui temos a versão mistica anima/animus da lenda do rei Arthur... não sei se já fizeram o filme, mas diz a lenda (do cinema) que estariam filmando a versão mistica anima/animus que Zimmer escreveu do personagem bíblico Moises,,, (não é um livro de 4 partes como as Brumas, mas sim um conto, mas é genial).

domingo, 24 de maio de 2009

Anima / Animus


O conceito de anima/animus é uma das pedras de toque da psicologia junguiana, e um de seus aspectos mais conhecidos.

Partindo da noção de complementaridade entre a consciência e o inconsciente, ela estabelece que o homem tem uma alma feminina – a anima - e a mulher, uma alma masculina – o animus.

Para Jung, o que caracteriza a feminilidade da anima é o sentimento, enquanto o animus está ligado predominantemente ao pensamento racional, essencialmente masculino.
No processo de individuação (encontro com a essência de cada um), integrar a anima para os homens e o animus para as mulheres é uma das etapas fundamentais, vindo logo depois da integração da sombra (aspectos de nossa personalidade desconhecidos para nós mesmos que podem vir à tona, provocados por determinados fatos em nossas vidas) e imediatamente antes da realização do Si-mesmo (identidade, verdadeira personalidade do indivíduo) .
Ilustração: "Amor materno", escultura em bronze de João Zaco Paraná (1907). Foto de Cilla Amaral.

O Feminino lúdico e delicado

Filme: Little Women

Reparem na relação afetiva entre as quatro irmãs. E em como podemos ler a cena, através do gato que simboliza a delicadeza e beleza do feminino; e do rapaz que ao trazer a caixa de correio para que os cinco se correspondam introduz o elemento objetivo (masculino) ao feminino.

Abraço a todos,

Cilla